2 de mai. de 2008

< http://www.paulohenriqueamorim.com.br/ >

Tenho clicado nesse endereço dia sim, dia não. É o blog do jornalista Paulo Henrique Amorim, aquele que trabalhou anos na Globo (correspondente nos EUA), depois Bandeirantes e agora está na Record. Trabalhou em outros lugares também, mas isso não me faz vim falar dele aqui.
O que me faz falar dele é esse blog, o Conversa Afiada, que ele escreve há algum tempo e estava ancorado ao portal iG, foi censurado por lá, e agora se hospeda noutro canto, com mais vontade de denunciar coisas que são pouco ventiladas nos veículos tradicionais de comunicação de massa do Brasil, bem como nos blogs de jornalistas que tratam de política.
Paulo Henrique aponta seus verbos para 3 alvos preferenciais, assim nomeados por ele:
1) PIG: Partido da Imprensa Golpista (o trocadilho é fantástico, desculpem os palmeirenses).
2) O PSDB de São Paulo.
3) O financiador-mor da corrupção no Congresso Nacional, Daniel Dantas. Homem de um vasto currículo de trapaças, que teve o Marcus Valério (aquele careca que emprestava dinheiro para gente do PSDB, DEM, PMDB, PTB, PSB, PT dentre outros, sem qualquer garantia), como seu laranja.
No jornalismo de PH Amorim não há revolução. Diria até que é conservador nos modos de operação ditos legais do capitalismo contemporâneo. Entretanto, lá a notícia parece circular fora do próprio eixo. Isso é muito importante, pois possibilita ampliar as conexões do pensamento. Do jeito que andam as coisas e como aparecem pelo Br adentro e afora, é um vento no qual vale por a vela para navegar.
Abraço!

5 comentários:

Andressa disse...

Mesmo não sendo tão revolucionário, traz faíscas de algo diferente que já vale a pena para continuar instigando os próximos a darem passos mais obstinados nessa tarefa de postar textos críticos e informativos. Na veguei pouco no site e confesso que não sou apaixonada por assuntos da política brasileira. Ou talvez não tenha tido paciência de ter lido todos os textos, ou tópicos. Enfim, a iniciativa do site e reporter é boa. Continuemos a conferir. Inté

Bruna_ disse...

Vou dar uma olhada :]

Unknown disse...

no momento em q o site saiu do ar no IG eu lembro bem, pq foi justamente na epoca em q lia com um certa frequencia o blog do PHA. Essa noticia de censura ecoou por outros blogs que trabalham na mesma linha do PH ou senao nesse movimento de apresentar o maior numero de informacoes sobre determinado assunto...a um certo tempo q me interesso por buscar informacoes sobre a forma como se dá politica nacional nesses novos meios de informacao e gosto muito. e qd falo politica nao me refiro somente ao campo Brasilia e afins..tb acho q nao há revolucao no q ele escreve e ate em outros jornalistas/blogueiros q leio. alguns ate, trabalham com uma noçao de meio q defender o sistema de organizacao social q temos (neo-liberal, capitalista), apontando q existiria uma saída humanista nesse sistema, mas q as pessoas erradas é q emperram ou nao deixam q cheguemos a isso..isso dá pano pra um outro tipo de discussao que tem a ver com q hj em dia chegamos a um situaçao, pós- guerra fria, pós- bilateralismo mundial, onde se pensa algo como "o capitalismo venceu..deve ser ele mesmo o sistema melhor pro mundo, mesmo com suas desigualdades...mas há um caminho a percorrer pra se vencer nesse mundo"...e esse tipo de comformismo é tanto veiculado pelos meios de massa midiaticos, como ate nesses blogs, q se dizem se opor ao modelo dominante da informaçao...reforço a ideia de kleber de conferir o tal blog e aponto mais dois q gosto muito tb: um do Luis Carlos Azenha, ex-globo tb( http://www.viomundo.com.br/ ); e outro do jornalista Marcelo Salles, q trabalha numa linha mais de esquerda(http://www.fazendomedia.com/diaadia/protoblog.htm )
vale a pena dar uma espiada..

Juaum disse...

interessante a dica. li algumas coisas dele e noto justamente isso que vc disse, em um mesmo movimento ele naturaliza coisas e desnatura outras, signo da ambivalência contemporânea.
darei uma olhada nas dicas do helmir.
abraços e até amanhã.

Laura Regina disse...

vou dar uma navegada la. sempre gostei de poltica, e um dos truques pra entende-la eh muitos pontos de vista diferentes.
valeu a dica!