2 de mai. de 2008

< http://www.paulohenriqueamorim.com.br/ >

Tenho clicado nesse endereço dia sim, dia não. É o blog do jornalista Paulo Henrique Amorim, aquele que trabalhou anos na Globo (correspondente nos EUA), depois Bandeirantes e agora está na Record. Trabalhou em outros lugares também, mas isso não me faz vim falar dele aqui.
O que me faz falar dele é esse blog, o Conversa Afiada, que ele escreve há algum tempo e estava ancorado ao portal iG, foi censurado por lá, e agora se hospeda noutro canto, com mais vontade de denunciar coisas que são pouco ventiladas nos veículos tradicionais de comunicação de massa do Brasil, bem como nos blogs de jornalistas que tratam de política.
Paulo Henrique aponta seus verbos para 3 alvos preferenciais, assim nomeados por ele:
1) PIG: Partido da Imprensa Golpista (o trocadilho é fantástico, desculpem os palmeirenses).
2) O PSDB de São Paulo.
3) O financiador-mor da corrupção no Congresso Nacional, Daniel Dantas. Homem de um vasto currículo de trapaças, que teve o Marcus Valério (aquele careca que emprestava dinheiro para gente do PSDB, DEM, PMDB, PTB, PSB, PT dentre outros, sem qualquer garantia), como seu laranja.
No jornalismo de PH Amorim não há revolução. Diria até que é conservador nos modos de operação ditos legais do capitalismo contemporâneo. Entretanto, lá a notícia parece circular fora do próprio eixo. Isso é muito importante, pois possibilita ampliar as conexões do pensamento. Do jeito que andam as coisas e como aparecem pelo Br adentro e afora, é um vento no qual vale por a vela para navegar.
Abraço!