14 de mai. de 2008

ATA - Reunião 13/05/08

  • Presença: Kleber, Mairla, Andressa = 8:30; João = 8:45; Lázaro = 8:50; Karyne = 8:57.
  • Questão dapontualidade dos integrantes do grupo: Tendo em vista que já havia sido informado não só no Blog em Ata como no mail grupo da necessidade de se chegar no horário estabelecido (8:30), e justamente por alguns do integrantes não terem comparecido ou mesmo justificado em qualquer meio de comunicação possível sobre essa ausência.... Kleber decidiu SUSPENDER as reuniões de TERÇA de manhã para trabalhar agora com as pessoas vinculadas ou futuramente vinculadas a projetos de pesquisa. Ou seja, existirão reuniões com os pibiqueiros do projeto em andamento (2007-2008) num horário a ser estabelecido entre os mesmos a noite após às 18 horas que visará concretizar os afazeres pendentes, por sua vez o relatório final.
  • Kleber inclusive já ressaltou isso em e-mail enviado recentemente no grupo pedindo que se encaminhe tais horários disponíveis dos três pibiqueiros. No entanto terça a noite Kleber já disse que não pode. Nesses horários se fará discussões das entrevistas, sendo facultada as pessoas do grupo de participar dessas discussões e desse trabalho durante os próximos 3 meses (maio, junho e julho) desde que assumam o compromisso com as tarefas. A cada reunião dos pibiqueiros, será publicado no blog ou e-mail do grupo, aquilo que for decidido ou encaminhado. Quanto aos trabalhos posteriores ao relatório final, devem num momento futuro serem propostos, aproveitando as entrevistas realizadas.
  • Ficou evidente também o mal entendido quanto ao procedimento de como fazer o relatório de análise das entrevistas por parte dos integrantes do grupo. Sendo que, de qualquer maneira, será antes uma obrigação dos pibiqueiros ou também de quem quiser se juntar a tal tarefa de análise.
  • Foi ressaltado ainda por Kleber que quem não tem compromisso com as obrigações no grupo e horário que peça pra sair e questiona que existem pessoas interessadas em entrar no grupo, enquanto outras não comparecem a reunião.
  • No e-mail que Kleber enviou, assim como na reunião, mencinou-se na adesão dos novos integrantes aos minigrupos das propostas para projetos PIBIC 2008-2009, tanto no e-mail do grupo, quanto no Blog.
  • Vale a pena lembrar e registrar as obrigações pendentes e mais imediatas dos pibiqueiros que são: Hérica, Marcus e Andressa vão postar resenhas de suas respectivas partes no nosso blog. Prazo: até o próximo fim de semana. Segunda próxima (19/05/08), os três textos devem estar no blog. E cada pibiqueiro tem que realizar seus respectivos trabalhos para sua determinada temática, no caso: * Marcus - buscar no blog, discussão dos textos que tratavam da temática da identidade. Fazer leitura e relatório sobre essa discussão, contando os comentários feitos para os textos; * Hérica - buscar no blog, discussão dos textos que tratavam da temática do consumo. Fazer leitura e relatório sobre essa discussão, contando os comentários feitos para os textos; * Andressa - resenha da discussão do livro sobre amizade, bem como um relato da discussão do texto Para desencaminhar o presente Psi.
    * Características do relatório:
    a) apresentação da dimensão conceitual do que foi tratado.
    b) apresentação da apropriação dessa discussão feita pelo grupo.
    c) atualização desse material as questões que norteiam à psicologia e a cibercultura. Nesse momento, cada pesquisador deve contribuir com sua percepção do trabalho de modo mais abrangente (posição "individual").
    PRAZO: 26 DE MAIO.
  • Comentou-se que existirá a reunião na quinta (15/05/08) com os grupos das propostas de projetos para PIBIC 2008-2009, em que se discutirá sobre as mesmas.
  • Um dos pontos de pauta designado foi discutido nessa reunião, Sessão Coordenada da Semana de Psicologia. Os assuntos já foram divididos entre João e Andressa, grupo/modo de funcionamento e projeto PIBIC 2007-2008, respectivamente, que já tem mais ou menos suas partes definidas, mas ainda vão discutir sobre isso. Kleber pontuou o que mais deveria e poderia ser falado na sessão. O outro ponto de pauta sobre o SBP não pode ser discutido, devendo os interessados Marcus e Andressa, ou mesmo Hérica, conversarem sobre o assunto, decidirem e encaminharem a Kleber.