24 de ago. de 2007

A volatilização do poder capitalístico

Perguntas:

- O que, exatamente, a autora chama de individualização? Primeiro ela diz que as sociedades de soberania são compostas por "individualizações ascendentes". Depois diz que as de controle e disciplinares têm uma "individualização descendente". O que é essa individualização? Pois o tratamento dado às camadas populares é completamente diferente daquele que recebem os detentores do poder. Como se pode denominar um mesmo processo em situações opostas?

- Como funciona essa dinâmica, citada pela autora, de que as mediações entre o indivíduo e a sociedade afastam esses pólos cada vez mais?

-Como os três "modelos" de Sociedade podem ser distintos e separados? Será que é certo falar em "modelos" ou atribuir uma ordem "cronológica" para estas sociedades? Os modelos não coexistem em uma única sociedade e em todas elas?

-Por que os três modelos estão vinculados somente à sociedade? Não pode existrir a mesma lógica em outras relações além do social? Ou o social se resume à um conjunto de indivíduos que formam a sociedade?

-A emergência das ciências Humanas não teria sido 'necessária', ao invés de ser dita como 'possível'? De uma certa forma, elas não são tão paradoxais quanto o capitalismo? O novo campo de conhecimento que surgiu não terá sido, também, responsável por criar aquilo que ele próprio questiona (a problemática das questões sociais?)?



Aí tão as da Rafinha :]

Beijos

6 comentários:

Andressa disse...

Bom, li as perguntas mas confesso que fiquei confusa com algumas perguntas. Tipo oq a individualização tem a ver com a relação diferenciada entre as camadas populares e detentores de poder? Quais são esses três modelos (no caso vou tentar dar uma olhada na apostila mas só pra dizer que ficou solta a pergunta sem saber desses modelos)? No mais, posso dizer q foram bacanas as perguntas. Esticamos outros comentários sobre as perguntas na próxima reunião. Inté

Anônimo disse...

Então Andressa..

eu fiquei em dúvida justamente pq não consegui diferenciar a individualização ascendente da descendente e nem consegui conceituar 'individualização'

eu penso existir uma relação entre elas e a forma de tratamento dada à duas camadas (populares e detentoras do poder)...afinal, se essa relação não existisse, porque as individualizações teriam que ser diferenciadas?

e quanto aos modelos..eu realmente teria que tê-los citado mesmo..valeu pela recomendação :D

e desculpa todo mundo pela minha distração :D

valeu pela leitura tb :D

bjinhos

:D

Kleber disse...

lido aqui tb. Na terça a gente faz uma discussão sobre como vo6 formularam essas questões junto com a aprtesentação do texto pelo Marcus. Devo postar até lá, um resumo comentado sobre a Volatização do poder capitalístico. Abraços a todos!

Herica França disse...

questoes lidass!!!
=)

Técnicos, educadores e educandos do CRAS Enedina Bomfim disse...

LIdas!;)

Juaum disse...

lido.