7 de fev. de 2008

Ativista Racker

Hacker já foi sinônimo de nerd ou vândalo, às vezes as duas coisas. Mas no contemporâneo, onde tudo se transforma muito rápido, se adaptando as exigências do momento, os racker (num movimento de transformação que vem ocorrendo já há alguns anos) começaram a desempenhar um novo papel.
Num cenário de aquecimento global, transgênicos, desigualdades sociais, fome, entre outras coisas, dá-se um surgimento de um novo hacker, ou como já é conhecido, o hackertivista, o nome chega a se hilário, porque parece ser a mistura das palavras racker com ativista, meio esdrúxulo não acham? Enfim, o rackertisva, ou ativista-racker é um misto de programador e ativista social, que age não para chamar a atenção para si, mas para suas causas políticas.
Eles através de sites “alternativos”, agindo no espaço virtual, têm uma atuação mais eficiente que grupo que têm suas ações diretas ruas. Seu campo de atuação é bastante vasto, age em vários países, com protestos e táticas variadas. Os mais tradicionais agem, sobretudo na luta pró-liberdade de expressão, pelos direitos humanos e por uma justiça social e política.

8 comentários:

Karyne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karyne disse...

até que enfim postei.
gente desculpe a demora, mas como falei no e-mail, não estava conseguindo postar no blog, daí formatei o pc, e normailizei as coisas.
xauuuuuu

Anônimo disse...

Gostei =)

Mostra que o hacker é um indivíduo singular que vem se formando já faz um tempo e que agora conseguiu sua estabilidade.

E ele soube adaptar-se muito bem ao mundo moderno, conseguiu se embrenhar no espaço masi movimentado e disputado atualmente. Talvez por isso sua ação seja considerada mais efetiva, pois atinge um grande número de pessoas num espaço público e livre, onde todos buscam alguma significação em que se encontrem e estão abertos a experimentar todas elas.

Bjinhos e Sorrisos **

Laura Regina disse...

super legal!!! me direta, adoro isso!! hehe
falando serio, gostei memso do texto, consegui relacionar todos os textos postos aqui. tudo falando da fluidez da atualidade, das constantes mudanças, e de um novo tipo de modificação do sistema (ou, ao menos, tentativa de modificação).
adorei.
:)

Andressa disse...

Realmente, esse lance de postagens parciais que se complementam é bacana, pq traz uma idéia do que foi lido, sem ser cansativo, e depois você mesmo pode ler e tirar tais conclusões.
Mas qto ao texto, de fato sintético e próximo do que já foi postado por João. Esse lance do Harcker ter um espaço novo, mais fluido do que nunca, de uma velocidade absurda e capacidades adcionais em relação a outros espaços, e assim utilizar disso para promover atividades em prol de algo, ou em prol de nada. Enfim, usufrui-se desse espaço e do seu campo de possibilidades, meio que sem leis e que o harcker faz do seu "playground" sem limites, ou não? Será que existe fins para os meios que o Harcker usa? Questionamentos que podemos debater...Viajei!inté

Juaum disse...

não vejo como indicar ainda, se mais eficiênte ou não que os grupos ativistas de rua, não saberia como fazê-lo. Vejo muito mais como duas caras de um mesmo movimento que possui suas próprias diferenças internas, mas que possui, em certo nível político, um nãoseiquê, uma vontande qualquer de desestabilizar e mesmo modificar as relações de poder vigentes. são formas diferentes de subverção.

Karyne disse...

"Mostra que o hacker é um indivíduo singular que vem se formando já faz um tempo e que agora conseguiu sua estabilidade."
rafinha eu não caracterizaria eles como seres estáveis não, eu acho q pelo contrário, eles estão sempre procurando novos moldes.

Jade disse...

eu acho que é bem mais fácil ser um ativista que fica na frente do computador, acho que é uma revolução preguiçosa... na minha opinião não tem o mesmo impacto de ir às ruas e protestar...