21 de set. de 2007

RESUMO ESQUELETO HELIANA CONDE

PROBLEMATIZANDO A PSICOLOGIA. Andressa Almada Marinho Pontes (Bolsista Voluntário PIBIC/CNPq - Psicologia/UFS); Kleber Jean Matos Lopes (Orientador DPS/UFS); outros...

A partir do texto de Heliana Conde, Para Desencaminhar o Presente Psi: biografia, temporalidade e experiência, indica-se a problematização como uma experiência aliada da reflexão historiográfica e envolvida por uma inquietação sobre a construção da Psicologia, o que faz surgir uma produção teórico, prático e político. Este trabalho tem por objetivo, junto a discussão do texto de Conde, indagar para onde a Psicologia caminha, como se organiza e questionar a pretensão da Psicologia buscar sua condição de ciência formadora de saberes pretensamente nobres e verdadeiros. Ao mesmo tempo tornar público o conteúdo dessa discussão afim de incluir a sociedade acadêmica. Metodologicamente, o presente trabalho funcionou na exposição o texto em blog exclusivo do grupo de pesquisa chamado Entre Nós, que junto a debates sobre o texto nas reuniões, percebeu-se a importância da Psicologia ser problematizada, atentando à condução de sua história, procurando assim fazer uma eventualização, que significa fazer surgir a singularidade e romper com as evidências que apóiam o saber formal. Resultado dessa discussão está longe de terminar, porém consegue trazer questões sobre a Psicologia que são pertinentes não só para sua formação como ciência, como também para as atuações psicoterápicas e para a formação de profissionais da Psicologia. É possível constatar com esse trabalho discursivo e problematizador da conjuntura da Psicologia, que não basta conhecer a sua história, mas fazer surgir as mutações, que seriam para Conde, acontecimentos produzidos pela introdução de descontinuidades nos saberes, que demandariam correlações com outras séries de saberes para tornar possível um sentido novo, uma descoberta ou invenção. Com isso, conseguir nesse movimento a transformação da Psicologia, para que vá além das grandes narrativas e se tornem tal qual obras de arte, que se propõem fazer arqueologias, problematizações auto-reflexivas e interferências em jogos de verdade.

Pontos que ressalto: isso é um esqueleto que muito do colocado foi uma tentativa. Há muito a ser revisado. O título, por exemplo a ser discutido; falta colocar o nome dos outros componentes q aliás quem são, todos da pesquisa ou só do painel?; Introdução: foco na questão da problematização; Objetivo: muito doq Kleber expôs; Metodologia: tirei doq achava mas não se está certo; Resultado: tentei respnder isso mas não sei tb...; Conclusão: Não sei tb se dei conta. Foram 311 palavras (420) e 2.139 caracteres com espaço (2.640). Então, espero críticas...Inté

7 comentários:

Nanda Hermínia disse...

li ^^

e já mandei meus apontamentos p Andressa por email!

Nanda Hermínia disse...

andressa, os componentes do painel Para desecaminhar o presente psi são: Andressa, Fernanda, Lázaro, Jade, Bruna , João.

Nanda Hermínia disse...

vc pode botar o resumo modificado que te mandei e seus comentários aqui? será que facilitaria o debate?

Andressa disse...

Não sei se seria interessante colocar já o modificado aqui, pq aí quantos modificadois estaríamos colocando no blog a cada mudança?

Bom, qd perguntei dos componentes era pra saber se o resto do grupo da pesquisa tb se inclui já que tb fazem parte dessa discussão desde antes, assim como do Painel que Hérica está resumindo.

Acho q podemos utilizar bem do e-mail por enquanto. Por isso estou esperando o posicionamento dos outros até terça. Desse dia até a inscrição podemos fechar algumas coisas e daí postar o resumo praticamente definitivo, blz?

Qto a pagar pela inscrição tem um trecho no site da UFS q diz: "Os voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2006/2007 e 2007/2008, bem como os residentes e bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), estão isentos da taxa."
No caso Eu, Hérica e Marcus tb né?
http://www.ufs.br/noticias2.php?id=1181
É isso... INTÉ

Jade disse...

eu li o resumo, mas voei na conclusão...

Andressa disse...

A conclusão seria a mesma proposta q Conde traz ao final de seu texto para o Livros-experiência. No caso o final tb da minha reenha. Seria interessante revermos se os pontos colocados para metodologia e resultados estão de acordo para todos, inclusive dentro da idéia proposta por Kleber. Ressalto q boa parte do resumo tirei da minha resenha já que faz referência ao texto de Conde em alguns conceitos como Problematização, eventualização, e outros trechos. Nanda tb já me enviou algumas mudanças para o resumo, que vou para vcs deste grupo do painel. No mais, acredito q amanhã fechamos as discussões para definir o Resumo deste painel. Inté

Lázaro disse...

Oi,
li ms vou preferir comentar na reuniao.
Tem pro?
Abç