19 de set. de 2007

Resumo Inicial de Comunicação

Os intrigantes discursos sobre os meios de comunicação de massa sustentam essa temática, enquanto um forte instrumento para exercer a democracia direta, face aos seus mecanismos ocultos e a opressão simbólica, ao jogo de imagem, de manipulações e de enunciação dos significados. Por vezes, o fenômeno da comunicação faz com que se atente para a sua atuação na construção da realidade, na detenção do poder, na cultura, no próprio controle social e na modificação e fomentação de um novo ser humano. Compreende-se, então, um conjunto de instrumentos que, teoricamente, possibilitam atingir a todos sob uma ação simbólica no plano das informações. Com isso, o presente estudo pretende a reflexão e a articulação entre o campo da Comunicação e da Psicologia, enquanto saberes que se afetam mutuamente e se configuram em produção de subjetividade contemporânea. Para tanto, o grupo de estudo formado por alunos de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe aprimorou-se da leitura e discussões acerca de dois referenciais, a saber, “Sobre a Televisão” de Pierre Bourdieu e, “Comunicação e Controle Social” organizado por Pedrinho Guareschi. Tal apanhado teórico resultou em produção e, consequentemente, publicação de resenhas dispostos em endereço eletrônico. As análises finais concentram-se na idéia de que os meios de comunicação podem, sim, difundir uma concepção de mundo a partir daquilo que é comunicado, consumido, visto e daquilo que se faz perceber, atribuindo a estas veiculações de massa uma espécie de poder sobre a existência das coisas, sobre a difusão das idéias. Por outro lado, este poder escapa ao transmitir também sinais não-verbais, como gestos, olhares, entonação, que não são ditos, mas estão presentes nos seus discursos e, aliados aos fatores primeiros, produzem de alguma forma significado e subjetividade. Trata-se, contudo, de criticar, refletir e perceber que os Meios de Comunicação mesmo pretendendo ser um mecanismo de registro da informação, podem torna-se um forte meio de criação da realidade.
-Pessoal... aí tem 311 palavras, sendo que o máximo é 420.
Mas ainda falta em cima do texto: o nome do resumo, o nome do professor/orientador e o nome dos alunos... e essas coisas também contam como palavras
temos que dar uma olhada naquele modelo de resumo que eles passaram pra ver como é a forma certa de colocar essas coisa em cima do texto...
é isso!!
bjinhos
=)))

12 comentários:

Kleber disse...

Lido, mas entes de fazer um comentário, gostaria que , enquanto grupo, vo6 conversassem antes. Acxho fundamental adequar o texto ao formato requerido. abraço!

Herica França disse...

bom... certo, Kleber
O texto entao já passou pelas observaçoes de Vanessa e Marcus...
aí eu gostaria de saber se o pessoal desse grupo já entrou em contato com as resenhas que enviei por email pra também fazer suas observações...Laura, Rafa, Karine

=)

Técnicos, educadores e educandos do CRAS Enedina Bomfim disse...

Então..já li e modiiquei o que achei preciso..
agora é aguardar as observaçoes das outras meninas do grupo e ajeitar os nomes=)

Anônimo disse...

Já recebi as resenhas :D

Vou ler e depois comento uma resposta

:*

Anônimo disse...

Ah sim..e vou ler essa postagen e depois comento tb :D

:* (de novo)

Anônimo disse...

Gostei do resumo inicial
Tá tocando nos pontos principais da pesquisa e situa o tema muito bem quando faz a relação da Comunicação com a Psicologia e expõe a reflexão que o grupo propõe..sobre o poder dos meios de comunicação, o controle etc.
Além de mostrar esses objeitvos faz também uma rápida conclusão

Tá legal :D
:*

Karyne disse...

já li a resenha, e tou anotando aki, minhas observações. depois eu comento.
:*

Karyne disse...

gostei muito do resumo. eu fiz umas observações, mas acho q seria melhor discutir isso pessoalmente, amanhã né, pq são coisas simples (alguns termos). eu li o modelo de resumo q tá no site da ufs, e creio e até onde Hérica escreveu tá tudo certinho, bem marcado. o q tá faltando que são o nome do resumo e os nossos, acho q é assim: COMUNICAÇÃO (não sei o nome do trabalho, aí coloquei esse como exemplo). Hérica...(sublinhado)(Bolsista PICVOL/..- Psicologia/UFS); Kléber Jean Matos (Orientador DPS/UFS); Karyne E. Lima Cardoso (Psicologia/UFS); Rafaela...(Psicologia/UFS); Laura Regina... (Psicologia/UFS); Vanessa... (Psicologia/UFS)...e assim por diante, isso seria o primeiro parágrafo, ai depois o segundo q seria o resumo mesmo. enfim acho q é só isso.

Karyne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herica França disse...

ehh isso mesmo karine obrigada.. posso modificar
mas acho que nao � necessario colocar o "psicologia" senao me engano!
brigadinha
bjos
=*

Herica França disse...

gente.. o pessoal que tah nesse grupo bote o nome todo plis!!
=))
=*

Laura Regina disse...

gente, mandei um email na quinta... nao sei se vcs viram, mas a pagina do blog nao stava funcionando no meu pc naquela noite... faz parte.

bem, vou repetir -> achei o resumo bem legal, esclarecedor, demonstrando todos os topicos pedidos nos resumos. so achei o começo um pouco confuso (talvez tenha sido so eu, e precise de explicações... rsss)
sobre o titulo, acredito que algo como comunicaçao e psicologia, ou midia e psicologia, ou algo proximo ficaria ilustrativo... soh uma opiniao...

qualquer coisa, vamos discutir amanha "ao vivo", ne!...

(Laura Regina Oliveira Santana)

:)