21 de mai. de 2008

NOTA DE REPÚDIO


Venho aqui me colocar ante a situação que se configurou na manhã dessa quarta, que nada mais reflete uma total falta de organização e respeito com o que se pode chamar de Encontro de Psicologia em uma universidade pública. Eu sei que ninguém nasce sabendo organizar eventos, mas o mínimo de bom senso é necessário para se gerir um grupo e também alunos que se propõem a ajudar. Além disso, gostaria de colocar a questão da falta de interesse e descaso de alunos em compartilhar, de usufruir e prestigiar um evento que tem uma boa parte gratuita e com contepudos muitas vezes comuns, se não no momento que se encontram, ou já passou ou vai passar em sua formação acadêmica.

Vou relatar o acontecido: no horário das 8:00 da manhã existiam 3 sessões coordenadas em que nãoi compareceram nenhum aluno até às 8:30 praticamente. Para uma das sessões existiram apenas dois expectadores, porém para demais sessões ninguém. Nesse momento, me indagava, oinde estava a organização para que pudesse nos elucidar ou dar alguma sugestão ou atenção que seja para aqueles que se propuseram a apresentar algo e estavam nessa saia justa. No final das contas, Joãozinho, meu colega de apresentação, propôs a junção das sessões, de modo que cada um falasse seu conteúdo principal. Porém, a sessão que já tinha iniciado sua apresentação tomou maior parte do tempo, e justo afinal a apresentação era realmente para se tomar boa parte do horário estabelecido, mas as outras duas sessões sem tempo, fez com que uma delas desistisse, não a minha e por sua vez, eu e João que restamos, apresentamos, um tanto a contra gosto, o principal de nossas falas.

Bom, minhas questões são: Que tipo de evento é esse que tem uma organização que a princípio, não informa aos respónsáveis das sessões ou mesmo deixa informado no departamento, em tempo hábil possível para se pensar em se programar uma apresentação, ou mesmo, não tem pessoas da organização no local do evento auxiliando num momento como esse relatado a direcionar quem quer que seja às salas? Enfim, a organização desse evento, está mais que evidente, teve falhas que não sei se é possível culpabilizar alguém, ou talvez nem seja necessário, mas pensar de certa maneira, a responsabilidade que é gerir todos os detalhes de um evento que é um Encontro Psi, a questão da organização do próprio grupo envolvido (quanto as informações que não circvulavam entre eles...), a não requisição de auxílio para dar conta dos afazeres ou mesmo divulgação de qualquer que fosse a necessidade de algo que, se não fosse no grupo de organização, alguém do curso pudesse estar auxiliando.

Além disso, a idéia não sei se infeliz, de ter colocado sessões pela manhã, os quais teoricamente não se tem compromisso nenhum já que são gratuitas, enquanto os minicursos, que tem uma necessidade de presença obrigatória para obter o certificado, é de tarde. Ou seja, é realmente deixar as sessões coordenadas e talvez até temáticas às moscas, principalmente porque era às 8 da manhã, véspera de feriado sem aulas de psicologia.

Por fim, esta experiência chata e desgastante de me preparar para uma fala, pensar que ela seja importante para pensar pesquisa, compartilhar de experiências e discutir sobre posturas e acontecimentos, ou seja, um expectativa frustrada de um lado e de outro, alunos que estão em formação, que talvez queiram saber sobre ações Psi no curso de graduação, mas que não comparecem a certos espaços ou horários que estão disponíveis para essas e outras discussões. Acho que essa situação foi uma amostra do não comprometimento com uma formação acadêmica de qualidade e conteúdo mais dinâmico e criativo por parte dos discentes, e da inexperiência ou falta de responsabilidade por parte da organização (e daí me refiro ao grupo como um todo e não suas secções), na gerência desse evento.

9 comentários:

Kleber disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kleber disse...

Andressa, primeiramente tenha a minha solidariedade. É lamentável o acontecimento. Estava impedido de comparecer e essa é a única justificativa que posso lhe dar. Por outro lado, você faz parte de um grupo de estudo. Pelo jeito, os colegas também não quiseram/puderam comparecer. Tem ainda os colegas de sala, os de curso e uma turma de calouros, novinha em folha. Não era pra faltar gente, mas faltou. Penso que a responsabilidade do acontecido não deva recair fundamentalmente na comissão organizadora, mas é por lá que deve sim, começar uma avaliação desse processo. "três sessões para dois inscritos".
Acho que você deveria levar a questão a uma reunião de Departamento. Terá meu apoio, se o fizer. Não no sentido de responsabilizar A ou B, mas no sentido, de como diria Foucault, analisar "aquilo que estamos a fazer de nós mesmos".
Por outro lado, seu texto-denúncia me coloca num ponto de decisão importante, quanto as atividades de pesquisa. Tenho tentado experiências de construir junto, de definir junto, que não tem se configuram como um dispositivo que tenha por fundamento o coletivo. Mas uma sinalização que algo não funciona bem, em vários espaços da vida acadêmica.
Lamento hoje, mas amanhã é preciso fazer diferente. Criticar é participar!
Abraço

Andressa disse...

Bom Kleber, agradeço solidarização e justificativa. Se tiver reunião do departamento com esse tópico seria bom tratar desse assunto, já que é uma questão acadêmica importante e do interesse de todos, discentes e doscentes (eu acho...). Caso não seja tópico dessa próxima reunião de quarta, será que é possível inserir esse ponto de pauta? Não sei como está a organização isso nas reuniões do departamento...
Mas quanto a seu comentário: "Tenho tentado experiências de construir junto, de definir junto, que não tem se configuram como um dispositivo que tenha por fundamento o coletivo. Mas uma sinalização que algo não funciona bem, em vários espaços da vida acadêmica." Me chamou atenção porque justamente por conta dessa liberdade e oportunidade de se fazer o que quer e tem interesse no nosso grupo de pesquisa e em coletivo (inclusive foi assunto das falas minha e de João), que me fez pensar que estamos num caminho legal no grupo, e que de fato, fazer algo que não se está comprometido é que gera situações como essa. Acredito até que a falta de incentivo que não é dada pelos professores do departamento e estudantes envolvidos tenha contribuído nesse descaso com produções e por sua vez más produções. No entanto, como bem disse, não interessa achar culpados, mas perceber que situações como essas e mesmo as mais sultis marcam realmente "uma sinalização que algo não funciona bem, em vários espaços da vida acadêmica". Mas não sei se precisa estar relacionando isso ao nosso grupo...de qualquer forma, discutamos isso... inté

Juaum disse...

Não só da vida acadêmica, acho, mas em espaços por onde a vida cotidiana costuma correr.

Unknown disse...

cada vez mais a gnt percebe os esvaziamento dos espaços onde, de um forma ou de outra, se dá a possibilidade de posicionamentos politicos ( e vejo os espaços da sessoes coordenadas como isso)..e espaços onde somos meros consumidores (tao dificil imaginar um hj q nao seja) são facilmente preenchidos, vide os mini-cursos e olhe q nem tanto. mas tipo, "eu paguei, entao tenho q ir"..acho q o caminho pra gnt é por ai mesmo de usar esses ocorridos como pontos de problematizacao dos espaços onde a vida costuma correr, como bem disse joao.

Lázaro disse...

Só pra justificar: desde logo manifestei meu ínfimo interesse em participar do Encontro, desde logo o critiquei e reafirmei que nao participaria apenas pra ter o certificado. Aproveitei o tempo pra encaminhar o projeto e tentar reestruturar minha vida - que tava um inferninho.

Acho que falhei por nao ter comparecido (até por solidariedade), mas como meus problemas estavam bemlonge de Aracaju, tornou-se dificil vir à UFS. Desculpas ao grupo, em especial a Andressa e Joaozinho.

Andressa disse...

Acatando ao pedido... Está colocada a foto! hehehe Inté

Unknown disse...

foto para registrar a situacao repudiada..olha só!! essa tecnologia de bolso´c'est super!! (como diria os franceses ou o estudantes de frances :P)...a gnt podia fazer um mini-curso de tecnologia de bolso, q acha joao??

Unknown disse...

aahh...só pra registrar, eu coloquei o texto q escrevi pra sessao tematica sobre as impressoes minhas, de bruno e ariane, sobre o mestrado de psico. quem quiser dar um saque: http://encarandopresente.blogspot.com/