24 de jul. de 2007

Uma maneira de produzir resenhas

A resenha se constitui de comentários sobre o conteúdo de uma obra, sendo elaborada para fins de sua publicação/divulgação ou como atividade acadêmica. Para a sua elaboração são recomendados além de uma leitura rigorosa a observação dos seguintes a observação dos seguintes procedimentos:

  • colocar a referência de forma destacada, antes do início do texto.
  • iniciar a redação com informes sobre o autor, época em que o texto foi escrito, comentários breves sobre objetivos do texto e sua idéia central.
  • fazer a síntese de cada parte do assunto, ou capítulo, seguindo a mesma estrutura lógica adotada pelo autor do texto, e fazendo ao mesmo tempo reflexões sobre os elementos contidos em sua análise.
  • criticar o texto, considerando: publicação, revisão textual, atualização de gráficos e tabelas, atualização da bibliografia utilizada, sequência e organização do texto.
  • concluir com comentários pessoais, analisando a importância do texto, sua influência na área a que pertence e as consequências mais relevantes.
  • elaborar o texto de forma sintética, com 3 a 5 páginas.

Texto retirado de:

COSTA, A. R. F. , BERTOLDO, E., PIZZI, L.C.V., LUIS, S.M.B. Orientações metodológicas para a produção de trabalhos acadêmicos. 7 ed. Maceió: EDUFAL, 2006.

Um comentário:

Kleber disse...

Oi gente, postei essa indicação como referência indicativa para a produção de resenhas para o nosso CONVERSAÇÕES. É um parâmetro, não um metro. Acho por exemplo que nossas resenhas não devem ir além das 60 linhas, sob pena de não caberem na formatação de página do BLOGGER.
Em reunião podemos falar um pouco mais sobre isso.
Abraço!