27 de set. de 2007

Ciberespaço entre conceitos e experiências

CIBERESPAÇO ENTRE CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS. João José Gomes dos Santos (Psicologia/UFS); Kleber Jean Matos Lopes (Orientador DPS/UFS); Bruna Vasconcelos Gonçalves (Psicologia/UFS).

O ciberespaço configura-se como um novo plano de experiência humana no contemporâneo. A proliferação e intensidade dessa experiência tornaram necessária a criação de ferramentas conceituais que auxiliassem no entendimento e problematização de estar no ciberespaço. Tarefa árdua pelo seu caráter virtual, algo incomum frente aos demais meios de trocas e construção de conhecimento. No entanto real, posto que imprime novas possibilidades de relação, de produção de sentido e aquisição de informações na vida cotidiana. A realidade virtual proporciona uma nova noção para a experiência no tempo e localização no espaço. O tempo não será apenas histórico-cronológico, assumindo também a dimensão do atual, do agora. O espaço perde a concretude como característica principal, tornando-se fluido e navegável em sua interface hiper-textual. Silvana Monteiro em discussão sobre o Ciberespaço, efetua o mapeamento do conceito promovendo o dialogo entre três áreas do conhecimento: artes, ciência e filosofia. A primeira seria o berço do termo, aparecendo na obra de Willian Gibson como um novo espaço aonde não se vai com o corpo, mas sim com a mente conectada a um deck cyberespacial. A segunda busca localizar o ciberespaço e seus desdobramentos dentro de semióticas científicas utilizando como referenciais: David Koepsell, que mantém uma perspectiva da sua materialidade, entendendo-o como um emaranhado de fios e cabos interconectados originando um sistema de troca de bits, e Pierre Lévy, que não desconsidera a interligação entre infra-estrutura e pessoas que navegam esse universo fluido de informação. A terceira situa o ciberespaço na dimensão filosófica utilizando-se do conceito de máquina abstrata pensado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, onde se alcança o pico da desterritorialização dos agenciamentos discursivos e de corpos. Metodologicamente, essa discussão se deu nas reuniões que envolvem o projeto de pesquisa Psicologia, tecnologia e modos de subjetivação contemporâneos, no endereço eletrônico http://entrenospelarede.blogspot.com/, que funciona como um espaço de discussão on line do grupo e também através do e-mail do psicibercultura@yahoogrupos.com.br . Análises iniciais consideram o ciberespaço como dispositivo capaz de agregar vários meios de comunicação e promover socialização, transações econômicas e principalmente novas agenciamentos cognitivos. Diante do crescimento acelerado e importância que as novas tecnologias da comunicação estão adquirindo ante a conjuntura social contemporânea, problematizar o conceito de ciberespaço consiste em ampliar os modos de experiência do mesmo, bem como situar academicamente os desdobramentos desse acontecimento.


bom pessoal.. esse aí é o resumo.

9 comentários:

Andressa disse...

Muito bom Joãozinho. Espero q tenha conseguido dar uma enxugadinha no resumo. E q tenha dado tudo certo da inscrição. Inté

Kleber disse...

lido. o texto final acabou não sendo esse. houve necessidade de retirar caracteres. regra é regra. abraço!

Juaum disse...

lido.

Laura Regina disse...

lido. compreendido. esperando ter a oportunidade de ler o texto final.
:)

Bruna_ disse...

Lido! E valeu juaunzinho pela paciência de ter ficado um tempão na fila pra fazer nossa inscrição.

Beijos

Karyne disse...

lido

Anônimo disse...

Li tb e gostei bastante :D

:*

Herica França disse...

lii
=)

Lázaro disse...

Ficou joinha Joao.
Abraços