26 de set. de 2007

PROBLEMATIZANDO CAMINHOS NA PSICOLOGIA

PROBLEMATIZANDO CAMINHOS NA PSICOLOGIA.
Andressa Almada Marinho Pontes (Bolsista Voluntário PIBIC/CNPq - Psicologia/UFS); Kleber Jean Matos Lopes (Orientador DPS/UFS); Jade Santana de Azevedo (Psicologia-UFS); Lázaro Batista da Fonseca (Psicologia-UFS); Fernanda Hermínia Oliveira Souza (Psicologia-UFS).
Esse trabalho problematiza junto a Heliana de Barros Conde Rodrigues, os caminhos que a psicologia faz ou poderia vir a fazer, enquanto um campo de saberes e práticas, analisando implicações que envolvem a produção da temporalidade, biografia e experiência. Busca assim, indagar para onde a Psicologia se encaminha e se organiza, questionando a pretensão em tornar-se uma ciência formadora de saberes supostamente nobres e verdadeiros. Têm-se também como objetivos questionar as práticas que não toleram surpresas e estão à busca de um conhecimento final, da verdade dada e consumada. Assim como publicizar essa discussão, buscando ressonâncias junto à sociedade acadêmica. Metodologicamente, essa discussão se deu nas reuniões que envolvem o projeto de pesquisa Psicologia, tecnologia e modos de subjetivação contemporâneos e no endereço eletrônico http://entrenospelarede.blogspot.com/, que funciona como um espaço de discussão on line do grupo. Partindo da importância e necessidade de problematizar a psicologia, atentando para a condução de sua história, procura fazer uma eventualização, ou seja, fazer surgir a singularidade e romper com as evidências que apóiam o saber formal. Essa discussão não apresenta resultados conclusivos, entretanto problematiza os caminhos na Psicologia, que são pertinentes a sua busca em enquadrar-se nos parâmetros formais da ciência, como também nas práticas psicológicas e nos processos de formação de seus profissionais. Desse modo, não basta conhecer a história de datas e nomes consagrados, mas fazer aparecer a força das experiências e das suas mutações, que seriam para Conde, acontecimentos produzidos pela introdução de descontinuidades nos saberes. Saberes que demandam correlações com outros, formando séries de saberes para tornar possível um sentido novo, uma descoberta ou invenção. Essa ação busca um movimento de transformação na Psicologia, que vá além das grandes narrativas, permitindo problematizações e interferências em jogos de verdade, configurando assim outros modos de experimentar a temporalidade e a história.

9 comentários:

Kleber disse...

qq questão, temos até amanhã para acertar. espero que leiam hj. abraço!

Nanda Hermínia disse...

meus apontamentos são:
*tirar a vírgula antes de enquanto no primeiro parágrafo.
*tirar o acento circunflexo de Têm-se e comolar Tem-se!
* Esse parágrafo deveria ficar assim:
Tem-se também como objetivos: questionar as práticas que não toleram surpresas e buscam um conhecimento final, verdade dada e publicizar essa discussão, buscando ressonâncias junto à sociedade acadêmica.
* colocar em letras maiúsculas:
Projeto de Pesquisa Psicologia, Tecnologia e Modos de subjetivação contemporâneos.
*ou coloca todo o texto a palavra psicologia em minusculo ou começando com maiúsculo!
*neste parágrafo a vírgula deve vir depois do entretanto :
Essa discussão não apresenta resultados conclusivos entretanto, problematiza!
no mais tá jóia

Nanda Hermínia disse...

se concordarem com meus apontamentos posso mudar e mandar p vcs!
^^

Andressa disse...

Olá gente, tou lendo aqui o resumo e qt às indicações de mudanças de Fernanda. Concordo com a primeira, acho q a "Têm-se" seria por causa do plural, não? O parágrafo proposto não acho bom juntando as duas frases não. E só agora notei a palvra BUSCAR duas vezes e próximas. No caso legal o parágrafo ficar: "Têm-se também como objetivos: questionar as práticas que não toleram surpresas e buscam um conhecimento final, de uma verdade dada e consumada. Assim como publicizar essa discussão, produzindo ressonâncias junto à sociedade acadêmica."
Qt aproposta seguinte da Fernanda ficaria: "Projeto de Pesquisa Psicologia, Tecnologia e Modos de Subjetivação Contemporâneos" Tudo maiúsculo, não?
Do entretanto não sei bem´qual o melhor jeito.
Outra coisa vi foi adiante o trecho "em enquadrar-se", não seria "em se enquadrar" pq a preposição puxa o SE?
Não pude deixar de notar o "nomes consagrados", achei engraçado. E não sei se a intenção é "formando séries de saberes para tornar possível um sentido novo"? Sei q li no texto de Conde algo disso, mas a idéia de 'série' me remete a algo 'produção em série'. Bom, de resto tá massa, sem falar q temos 333 palavras (p/ 420) e 2.379 caracteres com espaço (P/ 2640). Temos de sobra. Tá massa! Vamos fechar esse resumo até amanhã pra inscrever amanhã de tarde, q tal? Inté

Kleber disse...

acho bom a inscrição acontecer hoje. Já sobre a questão da SÉRIE, podemos pensar a repetição da lógica ou a repetição do produto. A lógica no texto aponta para um modo de operar em relação as coisas da vida e não num modo de estabelecer as coisas na vida. A idéia de rede supõe a idéia de encontro, são esses encontros que são estabelecidos em série. É lógica do movimento. abraço!

Andressa disse...

GENTE, é o seguinte. Pela indicação de Kleber e minha disponibilidade de ir hj a UFS, vou fazer a inscrição do nosso trabalho HJ, blz? Fiz algumas alterações que Fernanda colocou e tb fiz algumas minhas, mas nada q altere a significação do trabalho. Então, encerro aqui qq retificação desse resumo (q solene...hehehe). Valeu gente! Inté

Lázaro disse...

Oi,
li o resumo e - sinceramente - nao vi necessidade de mudar nada. Por isso nenhuma sugenstao.
também fiquei feliz em ver algumas palavras minhas. Tao já, né?
Flw. Abraços a todos

Juaum disse...

lido.

Jade disse...

eu li.