26 de set. de 2007

Comunicação e psicologia: modos de captura e produção da realidade

Comunicação e psicologia: modos de captura e produção da realidade
Herica Silva França, Marcus Vinicius de Jesus Silva, Vanessa Araujo Souza Côrtes, Karyne Emanuely Lima Cardoso, Laura Regina Oliveira Santana, Rafaela Santos de Carvalho.
A problematização dos meios de comunicação de massa no que tange a possibilidade da sua conversão em modos de exercício da democracia direta ou em maneiras de opressão simbólica constitui o sentido desse trabalho. O fenômeno da comunicação atenta para a sua atuação na construção da realidade, na detenção do poder, na produção da cultura, no controle social e na modificação e fomento do ser humano. Compreende-se, então a comunicação social, como um conjunto de instrumentos capaz de atingir a todos com uma ação simbólica no plano das informações. Com isso, o presente estudo reflete a articulação entre o campo da Comunicação e da Psicologia, enquanto saberes e práticas que se afetam e se configuram na produção da subjetividade contemporânea. Para tanto, foram realizadas discussões com Pierre Bourdieu e Pedrinho Guareschi, dentre outros, que resultaram na produção e publicação de textos dispostos no endereço eletrônico http://entrenospelarede.blogspot.com/. Considerações desse trabalho apontam que os meios de comunicação podem difundir uma concepção de mundo a partir daquilo que é comunicado, consumido e visto, como também daquilo que se faz perceber, atribuindo a essas veiculações de massa uma força singular sobre a existência das coisas e a difusão das idéias. Por outro lado, há possibilidade de resistência a esse poder, já que lhe escapa ao controle, a transmissão de sinais não-verbais, como gestos, olhares, entonação, que estão presentes nos seus discursos. Trata-se assim de problematizar e perceber que os meios de comunicação mesmo pretendendo ser um mecanismo de registro da informação, podem tornar-se um forte instrumento de modos de captura do desejo e de criação da realidade.

8 comentários:

Kleber disse...

oi gente, acertar os nomes e colocar Psicologia/UFS. Qualquer questão, temos até amanhã para acertar. O prazo é sexta. abraço!

Herica França disse...

prontoo
eu jah ajeitei aki!!
agora..
como eh que trasnsforma esse texto em pdf hein??!?!?
bjo

Técnicos, educadores e educandos do CRAS Enedina Bomfim disse...

Lido, é melhor levar amanha né Herica???

=****

Karyne disse...

ei o meu nome é Emanoely, com o e não u. vê ai ok

Juaum disse...

lido.

Anônimo disse...

Lido pessoal :)

:*

Anônimo disse...

Ah sim..
E por mim não mudaria nadinha
:)

:*

Laura Regina disse...

lido!!
por mi, stá otimo, vamos agora trabalhar no painel, ne?!!

ah! -> desculpa ai o atraso no comentario... meu pc ta querendo dá pau nestes comentarios..

:)