5 de jun. de 2007

30/05/2007
“Desde que já não estivesse de antemão no jogo manipulador que se faz com as informações, com a produção de significados, de desejos, tudo em prol de se manter a lógica capitalista, a lógica de mercado. Assim tb podemos pensar a internet, tb como um fomentador do consumismo exarcebado e da manutenção de tal lógica”. Acho bem verdade isso que Andressa acabou de falar, nessa questão do se vender, por querer consumir, e para isso você está engendrado nessa lógica, como Bordieu falou e Herica citou: todos são manipuladores e manipulado, não só na televisão, mas na internet e no orkut. As pessoas se permitem vender, porque a “graça” do jogo parece ser consumir mesmo, tudo e todos a todo tempo e aí também entra a questão do “ser é ser percebido”, o que então poderia se entender como que a lógica do ser percebido perpassa de algum modo pelo ser consumido e de certo modo, saber que se é consumido.


“O ato de apagar pode ser um ato de crítica, de pensar nos porquês, apesar de pensar nisso vai além, pois não se limita ao fato de se preservar ou não, existir recados e o controle ou não dos mesmos, a livre comunicação”. Essa questão é bem verdade também, apagar não exime totalmente a pessoa de estar envolvida na tal lógica da identificação com a opressão simbólica, nem da lógica dos manipulados, mas assim, pelo menos é possível apontar que houve uma pensamento acerca da plataforma orkut, pois houve ao menos de ser tomada uma decisão.

É isso...Escrito por Vanessa às 20h55[(1) Um conto] [envie esta mensagem] []
[Andressa] [aampontes@hotmail.com] Não sei se me coloquei claramente mas, acredito que essa questão de manipular e ser manipulado é algo como um jogo, que vi num texto de Bourdieu, sobre o Interesse. O que percebi é que se trata de algo intrinseco do cotidiano e somos tão envolvidos que não temos a criticidade necessária para refutar essa lógica. Ou seja, manipilamos por fazer parte do processo, e manipulados por estar envolvido num jogo que nos apreende, concentimos e nos perdemos. Qq coisa desenvolvo mais a idéia...Inté 31/05/2007 11:32

Nenhum comentário: