5 de jun. de 2007

Gentem, me desculpem pela ausência, é que meu computador quebrou nesta última semana e eu fiquei sem poder postar/visitar o blog, pq todos os acessos q eu pude fazer tiveram que ser bem rápidos e pra coisas urgentes como e-mail/orkut (hohohoho). Bom, muitas coisas que eu destaquei vcs comentaram, e uma das grandes questões que ficaram pra mim foi esta última apresentada por Kleber, dos "debates verdadeiramente falsos ou falsamente verdadeiros". Eu ja pensei um pouco e ainda não consegui chegar a algum tipo de reflexão, em grande parte devido a uma outra grande questão que eu fiquei no texto; na página 44, ele fala: "certos sociólogos tentaram destacar o implícito não-verbal da comunicação verbal: dizemos tanto pelos olhares, pelos silêncios, pelos gestos, pelas mímicas, pelos movimentos dos olhos, etc. quanto pela própria palavra. E também pela entonação (...)há tantos níveis na expressao, ainda que apenas no nível da palavra propriamente dita (..) que ninguém (...) poderia controlar tudo"Fiquei curiosa como o quanto essa lógica se encaixaria no orkut. Lá, aparentemente e a priori, o nível de expressão que predominaria seria a palavra; no entanto, comecei a pensar em como o orkut, juntamente com seus recursos e seus usuários, poderiam ter "inventado" novos níveis de expressão não-verbal do "eu", a exemplo de fotos, comunidades, recados, perfil, etc., e o quanto esses novos níveis influenciariam na construção do ser virtual, o quanto as expressões desse ser virtual corresponderiam às do real ou até mesmo o quanto esse construído ser virtual corresponderia ao real E, nesse ponto, acho que estou tocando no assunto da identidade ou da identificação (o que for mais certo ou adequado. Acho que outro termo que poderia ser encaixado nessa lógica orkutiana é o do "auto-conceito". Também se pode questionar que, com a "nova" lógica de comunicação e expressão dentro orkut, que lugar caberia às formas ao vivo e não-verbais de expressão, tão representantes do nosso "dizer" (dizendo até mesmo o que nem sempre queremos)? Seriam elas eliminadas ou substituídas, visto que no virtual praticamente tudo que se diz tem a oportunidade de ser pensando e analisado? Escrito por Ligia às 12h25[(1) Um conto] [envie esta mensagem] []

[Andressa] [aampontes@hotmail.com] Olá Lígia, q bom q apareceu!Pois bem, queria ressaltar alguns termos que vc colocou que poderiam ser mais explicados, noq se refere ao que vc quis dizer, como por exemplo: " construção do ser virtual", em que esse virtual muitas vezes Kleber nos puxa a orelha dizendo q não é assim q se fala e blá blá blá... Entendi o q vc quis dizer mas seria interessante discutir que não é virual mas outro nome, já que virtual são outras tantas coisas. Achei interessante a análise de "níveis de expressão não-verbais", apesar de que não sei se não níveis mas opções. Tb interessante colocar a identificação, já que tem a ver com o tal do consumismo, idéia de mercado, venda e tal de uma imagem... Mas oq quis dizer com esse outro termo "auto-conceito"? Ah, qto às formas não-verbais e expressões ao vivo que falou, realmente acredito q por mais q tenha-se construídos outras narealidade cibernética, não dará conta dessas do cotidiano, tendo em vista que são outras e alpem disso novas experiências. Inté 04/06/2007 16:56

Nenhum comentário: