11 de jun. de 2007

expansão do resumo - parte 2

Aí gente, coloquei um pouco sobre o texto de Kastrup que fala de rede e de rizoma. Sugiro que se alguém souber mais sobre o conceito de rede, ou até mesmo sobre o método cartográfico, que adicione alguma coisa... pq ainda tá com 943 palavras. Também se poderia fazer outras referências para a parte teórica. Pensei em colocar alguma coisa de pierre lévy... kleber, vc poderia colocar algo de bruno latour?? ou será que assim a parte teorica fica mt grande?


outra coisinha... to vendo que tá rolando a discussão do "sobre a televisão"... gente eu prometo que assim que der vou comentar, mas é pq essa semana tá osso pra mim pq eu vou fazer o CAE (o exame de inglês avançado) e eu to tentando estudar o quanto dá, além de que kleber me arranjou um bendita duma aula sobre pierre lévy preu dar. dae até agora estive meio atarefada com essas coisas... mas vou me organizar aqui e arranjar um tempo pra colaborar com a constução do resumo. bjos a todosss


aí vai....


Sendo o conceito de rede de extrema importância nos atuais estudos sobre dispositivos tecnológicos e seu uso relacionado ao social, rede de Bruno Latour, definida por Virgínia Kastrup, é uma lógica de conexões, apresentando pontos de convergência e bifurcações, que lhe dão a capacidade de aumentar ou diminuir por todos os lados e direções sem que se percam suas características. Além disso, o funcionamento das redes se caracterizaria por uma outra concepção do tempo, baseada na teoria de Bergson, na qual passado, presente e futuro coexistiriam. Essa rede é associada por Kastrup ao conceito de rizoma de Deleuze e Guatarri, que é caracterizado como um sistema aberto cujo modo de funcionamento repudia a causalidade linear, transforma a noção de tempo e excede o domínio das formas. Este rizoma apresentaria alguns princípios de funcionamento, sendo os principais: o da conexão, segundo o qual qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a outro, indo contra a causalidade, o determinismo e a previsibilidade; o da multiplicidade, que diz que o rizoma não é uma totalidade unificada, sendo composto de singularidades pré-individuais que adquirem velocidade estabelecem conexões entre si; o da cartografia, que diz que o “mapa” faz parte do rizoma, pois é aberto e conectável em todas suas dimensões, podendo receber modificações sempre e o da heterogeneidade, que revela que o rizoma conecta-se com cadeias materiais, biológicas, políticas e econômicas heterogênicas. Comparando-se a rede de Latour com o rizoma de Deleuze, pode-se dizer que a primeira é uma versão empírica e atualizada do segundo. A rede é composta de elementos da natureza e da sociedade, intelectuais e políticos, materiais e institucionais, articulando, assim como o rizoma, elementos heterogêneos e sendo, segundo Latour, real, coletiva e discursiva. Diante do referencial teórico explicitado, analisar os desdobramentos da tecnologia nas configurações do fazer humano é o propósito desse grupo de estudos. Atualmente pesquisam-se processos de subjetivação no espaço cibernético Orkut, relações no contemporâneo entre a Psicologia e as novas tecnologias, e a experiência da amizade em dispositivos cibernéticos. O presente trabalho volta-se, mais especificamente, para a análise dos modos de inscrição e de produção da subjetividade no ambiente da cibercultura na plataforma Orkut. Ante a intensa dimensão do uso desse programa entre brasileiros, dentre esses, todos os autores desse estudo, o mesmo estabeleceu-se como campo de observação e análise de movimentos e representações que se busca dar a si. A observação intensa e contínua da relação de usuários do Orkut com seus recados ou scraps, comentários dispostos na página de recados de cada integrante de tal plataforma, marcou o início dessa pesquisa. Buscando entender os sentidos que os usuários desse programa produzem ao administrar sua seção de comentários, foram realizadas 70 entrevistas no próprio ambiente do Orkut com pessoas que apagavam seus scraps, sendo que apenas 57 destas responderam. Em seguida, agregou-se à observação dos pesquisadores os modos de organização e, assim, de legitimação da ação dos usurários de apagarem e não apagarem seus scraps, a saber comunidades, uma vez que a análise desse trabalho também se orienta para a configuração do movimento de individualização do uso dessa plataforma. Essas ações de exclusão ou de manutenção dos comentários recebidos nas páginas da plataforma Orkut dizem de pelo menos dois modos de experimentar a dimensão tecnológica contemporânea, marcando maneiras de operar na vida cotidiana. Uma modalidade tem o caráter individual, onde cada usuário busca formas de atender demandas que lhe são mais imediatas e requerem um sentido no presente. A outra modalidade estaria marcada por um modo mais ampliado de entender como o Orkut se transforma, enquanto experiência coletiva, a partir dessas ações de apagar ou manter as mensagens que se recebe. Fundamenta esse trabalho uma perspectiva teórico-metodológica que não toma determinismos para caracterizar a relação do humano com a tecnologia. Pensa, então, esses sentidos, não como campos opostos de significação. Ao contrário, eles aparecem como fluxos articulados que configuram a experiência cibernética, onde a diversidade no coletivo possibilita heterogeneidade na dimensão do singular. Tais implicações são apontadas nos estudos realizados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Bruno Latour, Heliana Conde, Leila Machado e Virgínia Kastrup, autores estes referenciais para o presente trabalho. Considerações iniciais dessa análise em desenvolvimento, que relaciona a produção da subjetividade e a dimensão das experiências públicas e privadas na plataforma Orkut, indicam uma modalidade de experiência no uso desse programa que empobrece semanticamente os modos de dizer de si para o mundo e perceber nesse mundo um dito distinto daquele que lhe parece próprio. A leitura dos discursos e a observação realizada nas páginas desses usuários apontam para uma ação que visa objetivar os sentidos, primando pela busca da identificação máxima com a informação mínima. Em outras palavras, apagar as mensagens recebidas em sua página eletrônica de recados implica em abreviar a dimensão pública do espaço cibernético Orkut, bem como incrementar políticas de individualização no mesmo, pois esse processo tem como vetor fundamental desconsiderar a opinião alheia e o olhar do outro que não se pode controlar. Esta ação parece também reduzir as possibilidades tecnológicas postas nesse mesmo ambiente, no que lhe confere um importante fundamento social: encontrar, conhecer e fazer amigos. Sendo assim, excluir os comentários deixados pelos amigos de Orkut, desdobra-se, então, em movimentos de simplificação da experiência singular em seu contexto e sua amplitude semântica. Tal pontuação já se observa e se configura em comunidades do Orkut, voltadas para um procedimento de legitimar moralmente a ação de deletar as mensagens recebidas. Com menor número de participantes, há comunidades que se propõem a resistir ao apagamento. Considerações preliminares desse estudo permitem supor processos de afastamento gradual do uso da plataforma Orkut, como conseqüência do sentido particularizado que dela se faz ou se fez.

Um comentário:

Kleber disse...

vou salvar, imprimir e ler. amanhã a gente decide sobre o resumo. abraço!