10 de jun. de 2007

Fichamento do capitulo 1 de "Comunicação e controle social"

  • Capítulo 1
    A realidade da comunicação – visão geral do fenômeno.



  • 1. Comunicação e construção da realidade
    “uma coisa existe,ou deixa de existir, à medida em que é comunicada, veiculada”. Ponto em que mostra o duplo poder da comunicação: criar realidades ou deixar que existam por serem silenciadas.

  • 2. Comunicação e poder
    ”quem detém a comunicação, detém o poder”. Voltando na construção da realidade, quem detém essa construção, detém também o poder. Poder esse sobre a existência das coisas, sobre difusão de idéias e sobre a opinião pública e sua criação.

    Possuir a comunicação possibilita definir os outros, definir alguns grupos sociais como sendo bons ou ruins, piores ou melhores, de acordo com os que detém o poder.

    Ter o rosto na televisão ou a voz no rádio faz com que se consiga ser eleito nas eleições. A conclusão lógica para isso é que “a voz que desponta e a imagem que aparece é a de alguém que passa a existir”. E no momento de se dar o voto, escolhe-se aqueles que existem.

  • 3. Comunicação e cultura
    No campo da cultura é que de longe se percebe a importância fundamental da comunicação. “Os meios de comunicação estão sempre presentes e são fator indispensável tanto na criação como na transmissão, mudança, legitimação e reprodução de determinada cultura” e por isso são capazes de subjugar outras culturas fazendo com que essas outras culturas queiram transformar-se de acordo com aqueles que detém esses meios de comunicação.

  • 4. Comunicação e controle social
    O interesse por trás da comunicação faz com que tenhamos produção de verdades parciais estabelecendo assim relações de poder comandadas pelos interesses partidários e classistas. E por isso, “é ingenuidade pensar numa verdade abstrata ou numa informação objetiva que obedeça às regras da verdade moral”.

    Dominação estabelecida pela comunicação se faz a partir da interioridade da consciência do outro. E assim o dominador estabelece em cima do dominado uma condenação e uma estigmatização a prática da verdade. Desse modo, a verdade só será daquele que possuir o poder da comunicação e consequentemente terá o controle em suas mãos. Um poder hegemônico.

    “a verdade e os valores éticos passam pela mediação da comunicação”. Deve-se então deixar de falar em Meio de Comunicação Social para em meios de informação, a serviço do controlo social.

  • 5. A aldeia global
    A comunicação é uma relação e o ser humano se forma, historicamente, e se estrutura a partir das relações que vai colocando. O importante saber é até que ponto a comunicação estaria configurando um novo ser humano e se estamos entrando num novo mundo cultural.



Um comentário:

Kleber disse...

Marcus, não reli o texto (o livro ainda está circulando). Entretanto achei sua apresentação muito apressada em concluir coisas. Sei que o texto tem essa característica, mas acho que cabe uma apresentação Entre Nós ao vivo na terça. Daí a gente pensa modos de apresentar textos aqui mais discursivos. Abraço!