30 de jun. de 2007
PARECER DOS TRABALHOS - ABRAPSO
28 de jun. de 2007
beber sólido e comer líquido
“Tudo contém sua negação, tudo contém sua contradição”
Algumas coisas podem parecer muito estranhas a nossa percepção cotidiana, entretanto há muitas outras coisas estranhíssimas que passam despercebidas. As vezes batem em nossos corpos e não fazemos questão alguma de compreendê-las, sequer de reconhecê-las.
Pois bem, acho que esse pessoal da Escola de Frankfurt tinha essa carta no baralho das suas análises e o Pedrinho Guareschi nos aponta isso em seu texto sobre a Comunicação e Teoria Crítica. O texto é curto, mas requer de nós um pensamento que não se entregue às brevidades.
Guareschi lembra que para Karl Marx, “as contradições presentes nas relações de produção maduras” teria por efeito imediato um processo de transformação da sociedade. Revolução social pela consciência das diferenças do viver.
Pois bem, essa promessa-proposta marxista não se deu. As pessoas continuaram cada vez mais a beber sólido e mastigar o líquido e nada de grandes revoluções pipocando pelo planeta. Aqui estamos falando dos primeiros anos do século XX, para se ter uma referência historiográfica.
Pois bem, é nesse cenário que aparece a Escola de Frankfurt propondo ampliar a leitura marxista da vida como ela se faz. Dizem os frankfurtianos que a “crítica radical da sociedade e a crítica da ideologia são inseparáveis”. Isso implica dizer que nada acontece por acaso ou mesmo automaticamente. Se é a liberdade que está em questão, deve-se ter em mente que a liberdade pura, essencial ou plena, é carta fora desse baralho. O mundo se pauta por interesse. Nada se dá desinteressadamente. É necessário para os frankfurtianos, principalmente os dá 1ª geração, tomar partido.
Neutralidades e imparcialidades não cabem na ação que busca transformar a realidade social. Não cabem por também não estarem presentes no pensamento e na ação daqueles que se fazem amigos do capitalismo, por assim dizer. Para a Escola de Frankfurt é preciso “livrar-se da falsa consciência e da coerção auto-imposta”.
Aparece assim na Teoria Crítica um sujeito que sofre para além da mais-valia. Essa frase pode parecer estranha, mas ela quer dizer que ser assaltado diariamente pelo patrão não representa o maior problema na vida do sujeito-trabalhador. Ele pode sofrer também por outros motivos, alguns até fabricados por ele mesmo. Desse modo a psicologia ganha espaço nas análises e proposições dos frankfurtianos.
Por isso Guareschi aponta que a novidade inicial da Escola de Frankfurt pode ser objetivada nesses dois pontos:
· Ampliação do conflito de classe.
· Desenvolvimento da noção de consciência e recuperação da questão da subjetividade.
Bom, desse capítulo, é importante falar também do conceito de Cultura Afirmativa do Marcuse e da Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer. Logo falo deles, mas antes seria interessante conversar aqui sobre nossa experiência cotidiana em beber sólido e comer líquido e vice-versa. Abraço!
27 de jun. de 2007
Sobre quinta-feira, dia 5.
25 de jun. de 2007
Capítulo I - A realidade da Comunicação

24 de jun. de 2007
REUNIÃO terça 26/06/07
21 de jun. de 2007
Considerações Finais - Sobre a Televisão
19 de jun. de 2007
Capítulo IV - Comunicação e Produção da Subjetividade
18 de jun. de 2007
Capítulo II: Comunicação, Gestalt e Behaviorismo
Os anúncios e os anunciantes passam a se utilizar mais fortemente destas teorias e de outras a partir do momento que informar sobre o produto simplesmente não funcionava mais para a venda destes, assim essas mensagens passaram agora a impulsionarem uma compra irracional.
O condicionamento e o comportamento observável são os conceitos behavioristas mais utilizados pela mídia. Acredito que a Propaganda nova da Skol, aquela dos ratinhos, é muito clara nesse sentido. Por que as propagandas se utilizam desses conceitos indiretamente, mas essa propaganda ela mostra o behaviorismo explicitamente.
O outro conceito do behaviorismo importante é o comportamento reflexo (involuntário) e o operante. A idéia do comportamento operante acho que reforça aquela discussão que teve a partir do fichamento de Nelma do capítulo III. Quando as propagandas de refrigerante, por exemplo, colocam pessoas famosas e bonitas, faz com que os consumidores que a bebem vejam como conseqüência o sucesso e não a celulite. Nesse caso, a sede seria o estímulo incondicionado, beber o refrigerante o estímulo condicionado e o reforço seria o sucesso.
O reforço também está presente nas propagandas. O positivo quando os produtos “prometem” exclusividade, bom preço, prêmios, beleza, sucesso e etc. e o negativo é mais usado com o produto concorrente. A modelagem, condicionamento a partir de aproximações sucessivas, também é utilizado pela comunicação. Isso se exemplifica com o lançamento de produtos, em que o produto ele vai surgindo aos poucos, mesmo nas propagandas. A gente pode ver um exemplo aqui em aju, com o lançamento do Burger King, primeiro tinha lá uma construção no shopping e ninguém sabia o que era depois colocaram um site (http://www.soumuitocurioso.com.br/) que não falava o que era o produto, quando você entra descobre qual a loja, acredito que em breve o produto irá cada vez mais ser destacado.
A gestalt tem 3 postulados:
1 – O todo é percebido de maneira distinta da soma das partes. Em comercial a gente pode ver, por exemplo, a propaganda da antártica, porque tem a cerveja e Juliana Paes, e juntas formam a BOA, assim cada separada são diferentes das duas juntas.
2 – No processo perceptivo percebe-se o campo estimulatório constituído de fenômenos ligados por associação.
3 – O campo perceptivo é organizado. Assim a mídia aparece como “perfeita”, “cabada”, o indivíduo não se dá conta do imperfeito, e não parte para a crítica e reflexão, consumindo sem pensar.
Outro conceito da gestalt é a percepção figura e fundo, em que algo está destacado -figura- e algo está como o nome diz de fundo. Um exemplo claro deste, são as propagandas de cigarro, em o cigarro como figura, aparece bem destacado e como fundo aparece à frase “fumar é prejudicial à saúde”.
São 5 os princípios, vou falar os que mais me chamaram a atenção:
àProximidade: “os meios de comunicação colocam sempre próximos o produto ou imagem a ser vendida com algo que lhe traga benefícios e vantagens”.
Assim, acredito que diferentemente da Psicanálise, as propagandas com cunho sexual, não sexualizam o produto e sim, fazem com que o produto tenha uma imagem positiva, ou que seu consumo produza algum benefício que não necessariamente sexual. Acho que continuo sem concordar com aquela idéia do capítulo III.
àSemelhança: “o produto vendável ao lado, ou ligado a uma figura importante, famosa”. Esse conceito é comumente visto em muitas propagandas.
àExperiência passada: “o indivíduo faz associação direta com sua própria experiência”, por exemplo, a associação da boa qualidade de determinada pasta de dente e o beijo.
“Os meios de comunicação munem-se de condições para manipular não somente o sujeito, mas também sua forma de conhecer objetos.” (p.31) Assim, utiliza-se da freqüência de repetição do slogan, a intensidade, a mudança de movimento (é mais atraente uma propaganda com uma pessoa falando do que parada), e ainda a sensibilização do mecanismo de percepção individual.
As duas teorias enfatizam o ambiente, e as respostas e percepção do sujeito. Dessa forma, as duas servem à manipulação ou ao menos a possibilidade de manipular o sujeito e talvez por isso, são tão amplamente usadas pela comunicação social direta ou indiretamente e consciente ou inconscientemente.
“Com isso, constatamos o uso e abuso desta teoria – bem como de outras – ao invés de “somente” contribuir, favorece a instrumentalização, da casta social dominante, que se utiliza dos meios de comunicação, para manter-se dominante e casta” (p.33). Acho que devemos pensar sobre isso...
Bem é isso...
16 de jun. de 2007
Rua Terêncio Sampaio, 85, Bairro Grageru.
pontos de referência. Acapulco bar (entrar a direita e subir a ladeira) a numeração é desordenada, mas fica do lado do curso Status.
Se ainda assim não acharem a rua, é só lembrar que ela é paralela à avenida Francisco Porto, e é só entrar um rua atrás.
Se ainda asim não acharem, voltem pra casa = P
Atenciosamente,
A Direção.
15 de jun. de 2007
Cap. III: Comunicação e Psicanálise
Os instintos se manifestam nas pessoas como uma necessidade que deve ser de sobrevivência. "Entretanto, o que se passa dentro de nós até satisfazer a esta necessidade do organismo, a pressão é a quantidade de energia que utilizamos para isso,que vai depender do objeto, que é a ação ou expressão ou qualquer coisa que nos permita satisfazer o instinto." pag.39. Nós acabamos investindo energia libidinosa nas relações objetais, de modo que um copo de água não matas mais, simplismente, a nossa sede, tem que ser uma "a coca-cola bem gelada". As propagandas agem exatamente nessa relação de tesão com o objeto.
A autora também faz uma análise de como as propagandas exploram os sentimentos de castração e o complexo de Édipo, nos homens e nas mulheres:
"O homem, toda vez que vê um comercial com uma mulher nua ou seminua, devido a desejos que possui no inconsciente, fará a fantasia de que, adquirindo o produto que ela está mostrando, conseguirá alcançar um estado de prazer. Embora, conscientemente, saiba que não vai comprar a mulher, isto o ajudará a afastar o temor da não-ereção que lhe origina a angústia da castração."pág40
A mulher ao ver na televisão outra mulher seminua, não desejará a mulher mas o produto por ela mostrado, pois assim seu corpo será tão desejado quando o da mulher da propaganda. "Dessa forma, ao mesmo tempo em que inconscientemente está competindo com a mãe na distputa com o pai, passa, também, a ter emoções que afastam os seus sentimentos de castração.
Guareschi mostra-nos exemplos de propagandas de datas comemorativas (dia da mães, dia dos pais, casamento) demostrando o uso da comunicação de uma maneira inconscicente. No Dia da mãe a mãe é passada como um ser perfeito, maravilhoso, que não possui sentimento egoístas, e que nos dera a vida; isso nos traz sentimentos de culpa introjetado na relação com a mãe, e desenvolvemos fantasias de que com um presente podemos reparar essa culpa que sentimos por ela. No Dia dos pais são mostrados pais para todos os gostos, e sempre um presente é insinuados para cada tipo de pai, esse presentes têm que representar simbolicamente o seu poder e status social, também representa em geral um símbolo fálico. No casamento os "...os objetos devem sempre simbolizar a pureza e a disposição de doação que a noiva transmite, assim como o vigor, soberania e decisão do noivo."pag.42, e deve passar uma conotação de como o amor de ser: "infinito enquanto dure."
Era isso que tinha para dizer, desculpe de fui repetitiva com o de Nelma.
Bem mas é isso.
14 de jun. de 2007
Fichamento do capítulo: “Comunicação e Psicanálise”.
A autora desse capítulo, Neuza Guareschi, logo no primeiro parágrafo, comenta: “observamos que, dentro dessa enorme área de comunicação, um dos pontos que mais geram comentários nas pessoas são as propagandas, principalmente as da televisão” (p.35), afirmando que “na maioria das vezes, a discussão das pessoas fica num nível um tanto superficial na análise destas propagandas como bonita, feia, engraçada, excitante, ridícula, romântica, etc” (p.35).
Ela propõe uma análise da influência da mídia eletrônica a partir de uma visão psicanalítica. Antes disso, aponta para o valor (apelativo) das propagandas.
Os comerciais, sobretudo da televisão, antes “irrelevantes”, hoje despertam a atenção do público, independente da sua faixa etária. É “engraçado” observar que os comerciais eram exatamente o tempo – disponível – que nós tínhamos para realizar alguma tarefa, tais como beber água ou usar o banheiro, sem perder um instante do programa que estivéssemos assistindo. Hoje os intervalos são um chamariz; algo que prende a nossa atenção. Quem nunca presenciou uma criança imitando ou mesmo correndo para a frente da televisão afim de acompanhar algum comercial? Ou melhor, não precisamos ir muito além... Quem nunca reproduziu em seu quotidiano alguma fala interessante “daquela” propaganda?
Segundo a autora, “uma das principais contribuições da Psicanálise é a de que nada acontece por acaso” (p.36).
Neuza Guareschi traz conceitos recorrentes na psicanálise como “instintos”, “inconsciente”, “energia”, “libido”, “desejo”, “pressão”, fazendo assim uma associação com as propagandas e datas comemorativas, que incentivam o consumo.
Pelo que entendi, não é que as propagandas sejam articuladas como uma receita de bolo (“agora eu acrescento um instinto, ativando a libido, que vai agir sobre o inconsciente e voilà, está pronto mais um campeão de vendas”); a autora é quem faz uma análise psicanalítica, tomando por base as propagandas e os elementos nelas presentes.
Nos comerciais, homens e mulheres semi-nus geram desejos conscientes ou inconscientes. A aquisição do produto, metaforicamente, fará com que se alcance um estado de prazer. “As propagandas agem, exatamente, para excitar aquilo que em nós é sentido como prazeroso ou desejoso” (p.39).
Um exemplo interessante apontado pela autora é a emoção e a culpa diante da figura materna. “Uma das datas que mais chama a nossa atenção e que mexe com a nossa estrutura afetiva é o Dia das mães” (p.40). A culpa estaria na relação objeto-mãe presente na fase oral do desenvolvimento; ela também se deve a fantasias agressivas do período infantil. Por que não presentear “este ser quase que do outro mundo”, sem o qual “não estaríamos vivos e não seríamos o que somos” (p.40)?
Em relação à figura paterna, a autora indica o poder como idéia central. “Esses comerciais sempre mostram uma situação onde o homem é dominante, tanto afetiva quanto sexualmente” (p.42).
Finalizando o texto, Guareschi afirma que “não é, com certeza, a intenção dessas propagandas ajudar as pessoas; pelo contrário, o seu objetivo é de tornar essas pessoas iguais às mercadorias que consomem” (p.43); citando, em seguida, Marcondes Filho (1986): “de forma idêntica às mercadorias, as relações humanas que as antecedem desaparecem no ato da troca mercantil. Viram fatos sem história, sem criadores e sem afetos: fetiches”.
Bom... Ta aí. Não sei se no final, ao fazer a citação – já feita pela autora – eu deveria usar o “apud”. Na verdade, tenho quase certeza de que deveria fazê-lo, mas como tudo o que escrevi vai ser lido apenas para que seja feita uma discussão, acho que não preciso formalizar muito.
resumo abrapso
Descritores:
Cibercultura
Produção da subjetividade
Orkut
Psicologia
13 de jun. de 2007
ATA - Reunião 12.06.07
- Modificação do resumo "Rastros no Orkut" por Kleber até 14.06.07 (quinta-feira)
- Fazer o fichamento do texto "Comunicação e Controle Social" de todos os capítulos. Cada pessoa pode fazer uma espécie apresentação/narração e discussão do capítulo.
- Continuar a discussão do "Sobre a Tevelisão", partindo para o capítulo 2, especialmente Herica e Danilo
- Em breve, Andressa apresentará para nós "Desencaminhando o Presente Psi"
Lembrando que com a possibilidade de greve, nossa próxima reunião será na casa de Danilo, terça-feira 19.06.07 das 15 às 17:30 hs.
12 de jun. de 2007

Sobre a Tele VISÃO.
11 de jun. de 2007
expansão do resumo - parte 2
Aí gente, coloquei um pouco sobre o texto de Kastrup que fala de rede e de rizoma. Sugiro que se alguém souber mais sobre o conceito de rede, ou até mesmo sobre o método cartográfico, que adicione alguma coisa... pq ainda tá com 943 palavras. Também se poderia fazer outras referências para a parte teórica. Pensei em colocar alguma coisa de pierre lévy... kleber, vc poderia colocar algo de bruno latour?? ou será que assim a parte teorica fica mt grande?
outra coisinha... to vendo que tá rolando a discussão do "sobre a televisão"... gente eu prometo que assim que der vou comentar, mas é pq essa semana tá osso pra mim pq eu vou fazer o CAE (o exame de inglês avançado) e eu to tentando estudar o quanto dá, além de que kleber me arranjou um bendita duma aula sobre pierre lévy preu dar. dae até agora estive meio atarefada com essas coisas... mas vou me organizar aqui e arranjar um tempo pra colaborar com a constução do resumo. bjos a todosss
aí vai....
Sendo o conceito de rede de extrema importância nos atuais estudos sobre dispositivos tecnológicos e seu uso relacionado ao social, rede de Bruno Latour, definida por Virgínia Kastrup, é uma lógica de conexões, apresentando pontos de convergência e bifurcações, que lhe dão a capacidade de aumentar ou diminuir por todos os lados e direções sem que se percam suas características. Além disso, o funcionamento das redes se caracterizaria por uma outra concepção do tempo, baseada na teoria de Bergson, na qual passado, presente e futuro coexistiriam. Essa rede é associada por Kastrup ao conceito de rizoma de Deleuze e Guatarri, que é caracterizado como um sistema aberto cujo modo de funcionamento repudia a causalidade linear, transforma a noção de tempo e excede o domínio das formas. Este rizoma apresentaria alguns princípios de funcionamento, sendo os principais: o da conexão, segundo o qual qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a outro, indo contra a causalidade, o determinismo e a previsibilidade; o da multiplicidade, que diz que o rizoma não é uma totalidade unificada, sendo composto de singularidades pré-individuais que adquirem velocidade estabelecem conexões entre si; o da cartografia, que diz que o “mapa” faz parte do rizoma, pois é aberto e conectável em todas suas dimensões, podendo receber modificações sempre e o da heterogeneidade, que revela que o rizoma conecta-se com cadeias materiais, biológicas, políticas e econômicas heterogênicas. Comparando-se a rede de Latour com o rizoma de Deleuze, pode-se dizer que a primeira é uma versão empírica e atualizada do segundo. A rede é composta de elementos da natureza e da sociedade, intelectuais e políticos, materiais e institucionais, articulando, assim como o rizoma, elementos heterogêneos e sendo, segundo Latour, real, coletiva e discursiva. Diante do referencial teórico explicitado, analisar os desdobramentos da tecnologia nas configurações do fazer humano é o propósito desse grupo de estudos. Atualmente pesquisam-se processos de subjetivação no espaço cibernético Orkut, relações no contemporâneo entre a Psicologia e as novas tecnologias, e a experiência da amizade em dispositivos cibernéticos. O presente trabalho volta-se, mais especificamente, para a análise dos modos de inscrição e de produção da subjetividade no ambiente da cibercultura na plataforma Orkut. Ante a intensa dimensão do uso desse programa entre brasileiros, dentre esses, todos os autores desse estudo, o mesmo estabeleceu-se como campo de observação e análise de movimentos e representações que se busca dar a si. A observação intensa e contínua da relação de usuários do Orkut com seus recados ou scraps, comentários dispostos na página de recados de cada integrante de tal plataforma, marcou o início dessa pesquisa. Buscando entender os sentidos que os usuários desse programa produzem ao administrar sua seção de comentários, foram realizadas 70 entrevistas no próprio ambiente do Orkut com pessoas que apagavam seus scraps, sendo que apenas 57 destas responderam. Em seguida, agregou-se à observação dos pesquisadores os modos de organização e, assim, de legitimação da ação dos usurários de apagarem e não apagarem seus scraps, a saber comunidades, uma vez que a análise desse trabalho também se orienta para a configuração do movimento de individualização do uso dessa plataforma. Essas ações de exclusão ou de manutenção dos comentários recebidos nas páginas da plataforma Orkut dizem de pelo menos dois modos de experimentar a dimensão tecnológica contemporânea, marcando maneiras de operar na vida cotidiana. Uma modalidade tem o caráter individual, onde cada usuário busca formas de atender demandas que lhe são mais imediatas e requerem um sentido no presente. A outra modalidade estaria marcada por um modo mais ampliado de entender como o Orkut se transforma, enquanto experiência coletiva, a partir dessas ações de apagar ou manter as mensagens que se recebe. Fundamenta esse trabalho uma perspectiva teórico-metodológica que não toma determinismos para caracterizar a relação do humano com a tecnologia. Pensa, então, esses sentidos, não como campos opostos de significação. Ao contrário, eles aparecem como fluxos articulados que configuram a experiência cibernética, onde a diversidade no coletivo possibilita heterogeneidade na dimensão do singular. Tais implicações são apontadas nos estudos realizados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Bruno Latour, Heliana Conde, Leila Machado e Virgínia Kastrup, autores estes referenciais para o presente trabalho. Considerações iniciais dessa análise em desenvolvimento, que relaciona a produção da subjetividade e a dimensão das experiências públicas e privadas na plataforma Orkut, indicam uma modalidade de experiência no uso desse programa que empobrece semanticamente os modos de dizer de si para o mundo e perceber nesse mundo um dito distinto daquele que lhe parece próprio. A leitura dos discursos e a observação realizada nas páginas desses usuários apontam para uma ação que visa objetivar os sentidos, primando pela busca da identificação máxima com a informação mínima. Em outras palavras, apagar as mensagens recebidas em sua página eletrônica de recados implica em abreviar a dimensão pública do espaço cibernético Orkut, bem como incrementar políticas de individualização no mesmo, pois esse processo tem como vetor fundamental desconsiderar a opinião alheia e o olhar do outro que não se pode controlar. Esta ação parece também reduzir as possibilidades tecnológicas postas nesse mesmo ambiente, no que lhe confere um importante fundamento social: encontrar, conhecer e fazer amigos. Sendo assim, excluir os comentários deixados pelos amigos de Orkut, desdobra-se, então, em movimentos de simplificação da experiência singular em seu contexto e sua amplitude semântica. Tal pontuação já se observa e se configura em comunidades do Orkut, voltadas para um procedimento de legitimar moralmente a ação de deletar as mensagens recebidas. Com menor número de participantes, há comunidades que se propõem a resistir ao apagamento. Considerações preliminares desse estudo permitem supor processos de afastamento gradual do uso da plataforma Orkut, como conseqüência do sentido particularizado que dela se faz ou se fez.
10 de jun. de 2007
Debates falsamente verdadeiros
O podemos dizer do implícito não-verbal da comunicação dentro do Orkut, ou qualquer outro espaço cibernético?? Até que ponto ele pode deixar de nos dizer algo de importante, considerando que ele quase sempre desaparece quando nos mostramos virtualmente?
Parece-me que é exatamente este implícito da linguagem que está entre a fronteira de um campo real e virtual de experiência, vivência... e seria isso que nós estamos fazendo agora. Quando nós sabemos que o olhar, o silencio, os gestao nao estarao nas nossas maos e nem evidente para o receptor, nos preocupamos mais ainda com o que iremos falar (já que só estaremos utilizando um recurso da nossa linguagem: a palavra pura, sem seus elementos implícitos). Ou não. Como coloca Bourdieu em relaçao a TV, podemos utilizar deste espaço virtual para manipular somente aquilo que queremos transmitir ao receptor, pq já que os elementos implicitos nao aparecerao (e este elemento escapa do nosso total controle) uma "melhor" manipulaçao do que iremos transmitir atravez da linguagem é possivel.
Fazendo uma ponte deste implícito da comunicação nao-verbal com um dos nosso futuros estudos, a identidade, temos outro fragmento do texto "Sobre a Televisao: "É preciso palavras extraordinárias. De fato, paradoxalmente, o mundo da imagem é dominado pelas palavras. A foto não é nada sem a legenda que diz o que é preciso ler. Nomear como se sabe, é fazer ver, é criar, levar à existência. (...) Porque essas palavras fazem coisas, criam fantasias, medos, fobias ou, simplesmente, representaçoes falsas" . "A imagem tem a particularidade de poder produzir o que os críticos literários chamam o efeito real, ela pode fazer ver e fazer crer no que faz ver"
Não deixei de associar esse discurso de imagem + palavras ao perfil que alguém constrói de si no Orkut. Mas acho que são questões para pensarmos quando estivermos de fato estudando os 3 assuntos especificos!!
é isso!
Bjos
Retomando a discussão "Sobre a Televisão"
Fichamento do capitulo 1 de "Comunicação e controle social"
- Capítulo 1
A realidade da comunicação – visão geral do fenômeno. - 1. Comunicação e construção da realidade
“uma coisa existe,ou deixa de existir, à medida em que é comunicada, veiculada”. Ponto em que mostra o duplo poder da comunicação: criar realidades ou deixar que existam por serem silenciadas. - 2. Comunicação e poder
”quem detém a comunicação, detém o poder”. Voltando na construção da realidade, quem detém essa construção, detém também o poder. Poder esse sobre a existência das coisas, sobre difusão de idéias e sobre a opinião pública e sua criação.
Possuir a comunicação possibilita definir os outros, definir alguns grupos sociais como sendo bons ou ruins, piores ou melhores, de acordo com os que detém o poder.
Ter o rosto na televisão ou a voz no rádio faz com que se consiga ser eleito nas eleições. A conclusão lógica para isso é que “a voz que desponta e a imagem que aparece é a de alguém que passa a existir”. E no momento de se dar o voto, escolhe-se aqueles que existem. - 3. Comunicação e cultura
No campo da cultura é que de longe se percebe a importância fundamental da comunicação. “Os meios de comunicação estão sempre presentes e são fator indispensável tanto na criação como na transmissão, mudança, legitimação e reprodução de determinada cultura” e por isso são capazes de subjugar outras culturas fazendo com que essas outras culturas queiram transformar-se de acordo com aqueles que detém esses meios de comunicação. - 4. Comunicação e controle social
O interesse por trás da comunicação faz com que tenhamos produção de verdades parciais estabelecendo assim relações de poder comandadas pelos interesses partidários e classistas. E por isso, “é ingenuidade pensar numa verdade abstrata ou numa informação objetiva que obedeça às regras da verdade moral”.
Dominação estabelecida pela comunicação se faz a partir da interioridade da consciência do outro. E assim o dominador estabelece em cima do dominado uma condenação e uma estigmatização a prática da verdade. Desse modo, a verdade só será daquele que possuir o poder da comunicação e consequentemente terá o controle em suas mãos. Um poder hegemônico.
“a verdade e os valores éticos passam pela mediação da comunicação”. Deve-se então deixar de falar em Meio de Comunicação Social para em meios de informação, a serviço do controlo social. - 5. A aldeia global
A comunicação é uma relação e o ser humano se forma, historicamente, e se estrutura a partir das relações que vai colocando. O importante saber é até que ponto a comunicação estaria configurando um novo ser humano e se estamos entrando num novo mundo cultural.
Tentativa de ampliação do resumo
Analisar os desdobramentos da tecnologia nas configurações do fazer humano é o propósito desse grupo de estudos. Atualmente pesquisam-se processos de subjetivação no espaço cibernético Orkut, relações no contemporâneo entre a Psicologia e as novas tecnologias, e a experiência da amizade em dispositivos cibernéticos. O presente trabalho volta-se, mais especificamente, para a análise dos modos de inscrição e de produção da subjetividade no ambiente da cibercultura na plataforma Orkut. Ante a intensa dimensão do uso desse programa entre brasileiros, dentre esses, todos os autores desse estudo, o mesmo estabeleceu-se como campo de observação e análise de movimentos e representações que se busca dar a si. A observação intensa e contínua da relação de usuários do Orkut com seus recados ou scraps, comentários dispostos na página de recados de cada integrante de tal plataforma, marcou o início dessa pesquisa. Buscando entender os sentidos que os usuários desse programa produzem ao administrar sua seção de comentários, foram realizadas 70 entrevistas no próprio ambiente do Orkut com pessoas que apagavam seus scraps, sendo que apenas 57 destas responderam. Em seguida, agregou-se à observação dos pesquisadores os modos de organização e, assim, de legitimação da ação dos usurários de apagarem e não apagarem seus scraps, a saber comunidades, uma vez que a análise desse trabalho também se orienta para a configuração do movimento de individualização do uso dessa plataforma. Essas ações de exclusão ou de manutenção dos comentários recebidos nas páginas da plataforma Orkut dizem de pelo menos dois modos de experimentar a dimensão tecnológica contemporânea, marcando maneiras de operar na vida cotidiana. Uma modalidade tem o caráter individual, onde cada usuário busca formas de atender demandas que lhe são mais imediatas e requerem um sentido no presente. A outra modalidade estaria marcada por um modo mais ampliado de entender como o Orkut se transforma, enquanto experiência coletiva, a partir dessas ações de apagar ou manter as mensagens que se recebe. Fundamenta esse trabalho uma perspectiva teórico-metodológica que não toma determinismos para caracterizar a relação do humano com a tecnologia. Pensa, então, esses sentidos, não como campos opostos de significação. Ao contrário, eles aparecem como fluxos articulados que configuram a experiência cibernética, onde a diversidade no coletivo possibilita heterogeneidade na dimensão do singular. Tais implicações são apontadas nos estudos realizados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Bruno Latour, Heliana Conde, Leila Machado e Virgínia Kastrup, autores estes referenciais para o presente trabalho. Considerações iniciais dessa análise em desenvolvimento, que relaciona a produção da subjetividade e a dimensão das experiências públicas e privadas na plataforma Orkut, indicam uma modalidade de experiência no uso desse programa que empobrece semanticamente os modos de dizer de si para o mundo e perceber nesse mundo um dito distinto daquele que lhe parece próprio. A leitura dos discursos e a observação realizada nas páginas desses usuários apontam para uma ação que visa objetivar os sentidos, primando pela busca da identificação máxima com a informação mínima. Em outras palavras, apagar as mensagens recebidas em sua página eletrônica de recados implica em abreviar a dimensão pública do espaço cibernético Orkut, bem como incrementar políticas de individualização no mesmo, pois esse processo tem como vetor fundamental desconsiderar a opinião alheia e o olhar do outro que não se pode controlar. Esta ação parece também reduzir as possibilidades tecnológicas postas nesse mesmo ambiente, no que lhe confere um importante fundamento social: encontrar, conhecer e fazer amigos. Sendo assim, excluir os comentários deixados pelos amigos de Orkut, desdobra-se, então, em movimentos de simplificação da experiência singular em seu contexto e sua amplitude semântica. Tal pontuação já se observa e se configura em comunidades do Orkut, voltadas para um procedimento de legitimar moralmente a ação de deletar as mensagens recebidas. Com menor número de participantes, há comunidades que se propõem a resistir ao apagamento. Considerações preliminares desse estudo permitem supor processos de afastamento gradual do uso da plataforma Orkut, como conseqüência do sentido particularizado que dela se faz ou se fez.
5 de jun. de 2007
[Andressa] [aampontes@hotmail.com] BOA lÍGIA! Tb quero colocar o que presenciei qto a contribuições para nossa pesquisa, tanto em painéis, qto em mesas, além do método cartográfico, de que presenciei a mesa MARAVILHOSA de Virgínia Kastrup. Teve tb claro, o trabalho do Orkut que Hérica presenciou a metade e poderia me ajudar. Tb concordo que incluir outras plataformas e usos no espaço ciber, como o Second Live seja, interessante. Novos modos de se experienciar, portar, subjetivar. Ou seja, novos espaços de consumo!! Tb levarei amanhã terça e vamos colocar como pauta de conversa essas constribuições aí! Inté 04/06/2007 17:01